terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O que é Enterobíase?


Nemátodos são pequenos vermes que infectam o intestino.
Enterobíase Oxiurose ou ainda Oxiuríase é uma doença causada pelo nematódeo Enterobius vermicularesou Oxyurus vermiculares. Possui distribuição geográfica mundial, mas tem incidência maior nas regiões de clima temperado. Acredita-se que esta verminose tenha sido originada no continente africano, dispersando-se com as migrações ocorridas no passado para outros continentes. Essa helmintose tem alta prevalência nas crianças em idade escolar e é de transmissão eminentemente doméstica ou de ambientes coletivos fechados.
Os fatores responsáveis por essa situação é que as fêmeas do verme eliminam grande quantidade de ovos na região perianal. Os ovos em poucas horas se tornam infestantes, podendo atingir os hospedeiros por vários mecanismos (direto, indireto, retro infestação, etc.). Os ovos são muito resistentes e conseguem resistir até três semanas em ambientes domésticos. Somente a espécie humana alberga o Enterobius vermiculares.
Os ovos deste parasita são incolores, transparentes e possuem aspecto assimétrico, um dos lados é achatado e o outro é convexo, com as extremidades arredondadas. Possuem membrana dupla, lisa e transparente. Quando encontrados nas fezes, o ovo já encerra um embrião, que em poucas horas se transforma em larva (é infestante). A larva ocupa a cavidade interior e é móvel, podendo adotar diversas posições.
Os vermes adultos caracterizam-se por serem pequenos, cilíndricos, afilado, de cor esbranquiçada. Apresentam duas expansões vesiculosas lateralmente à boca, denominadas aletas cervicais ou asas cefálicas. Apresentam dimorfismo sexual, onde a fêmea é maior, medindo cerca de 1 cm, com cauda longa e pontiaguda. Já o macho é menor, medindo cerca de 3 a 5 mm, e apresenta cauda recurvada ventralmente e com uma espícula copuladora.
Marque uma consulta com o seu médico se:

  • Você ou sua criança tiver sintomas de infecção por Nemátodos
  • Você já tiver visto Nemátodos em sua criança

Exames:



Nemátodos podem ser vistos na região anal, principalmente à noite, quando os vermes colocam seus ovos lá.

O seu médico ou enfermeira podem pedir para você fazer um teste de fita. Um pedaço de fita adesiva é pressionado contra a pele à volta do ânus e removido. Isto deve ser feito na parte da manhã antes de tomar banho ou usar o banheiro, pois tomar banho e limpar pode remover os ovos. O médico colar a fita em um slide e procurar ovos usando um microscópio.

Sintomas:



  • Dificuldade em dormir devido à intensa coceira em volta do anus que ocorre durante a noite.
  • Pele irritada ou infeccionada ao redor do ânus, por estar coçando constantemente.
  • Irritação ou desconforto da vagina em meninas novas (se um verme adulto entra na vagina e não no ânus)
  • Perda de apetite e de peso (incomum, mas pode ocorrer em infecções graves).

Transmissão:


A transmissão é predominantemente fecal-oral e existem diversos tipos:
·         Auto-infecção externa ou direta:  Quando a transmissão é feita do ânus para a cavidade oral, através dos dedos, principalmente nas crianças, doentes mentais e adultos com precários hábitos de higiene;
·            Auto-infecção indireta:  Quando a transmissão é feita por ovos presentes na poeira ou alimentos atingem o mesmo hospedeiro que os eliminou;
·          Auto-infecção interna:  Quando a transmissão ocorre através do processo raro no qual as larvas eclodem ainda dentro do reto e depois migram ate o ceco, transformando-se em vermes adultos.

·            Retroinfecção:  Quando ocorre a migração das larvas da região anal para as regiões superiores do intestino grosso, chegando até o ceco, onde se tornam adultas;

Diagnóstico:



O diagnóstico é em geral, clínico, devido à coceira característica. O diagnóstico laboratorial reside no encontro do parasito e de seus ovos. Como dificilmente é conseguido nos exames de fezes de rotina, deve-se pesquisar diretamente na região perianal, cuja colheita é feita na região anal, seguida de leitura em microscópio. Também podem ser pesquisados em material retirado de unhas de crianças infectadas, que oferecem alto índice de positividade.

Prevenções, tratamentos, e cuidados:


O tratamento é feito com fármacos, vermífugos, receitados por um médico.
Mais de um membro da família é suscetível a ser infectado, de modo que a casa inteira geralmente é tratada. Outra dose geralmente é repetida após 2 semanas. Esta trata vermes que eclodiram desde o primeiro tratamento.
Para controlar os ovos:
·         Limpe os assentos sanitários diariamente.
·         Mantenha as unhas curtas e limpas.
·         Lave todas as roupas de cama duas vezes por semana.
·         Lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro.
Evite coçar a área infectada ao redor do ânus. Isso pode contaminar os dedos e tudo mais que você toque.

Mantenha as mãos e os dedos longe do seu nariz e boca, amenos que eles estejam recém-lavados. Tenha cuidado dobrado enquanto membros da família estiverem em tratamento de Nemátodos.

Complicações possíveis: Expectativas:



Infecção por Nemátodos é totalmente tratável.

Sintomatologia:

A enterobíase tem como característica principal, o prurido perianal, frequentemente noturno, que causa irritabilidade, desassossego, desconforto e sono intranquilo. As escoriações provocadas pelo ato de cocar podem resultar em infecções secundárias em torno do ânus, com congestão na região anal, ocasionando inflamação com pontos hemorrágicos, onde se encontram, frequentemente, fêmeas adultas e ovos. Sintomas inespecíficos do aparelho digestivo são registrados, como vômitos, dores abdominais, tenesmo, puxo e, raramente, fezes sanguinolentas.

Dicionário:



    Também conhecida como Oxiuríase e caseira, a Enterobíase é uma infestação intestinal causada por helminto (Enterobius vermiculareis), que afeta pessoas de todas as classes sociais. É a doença causada por helmintos mas frequente na infância, inclusive em países desenvolvidos, sendo mais incidente na idade escolar. Também é importante ressaltar que, em geral, afeta mais de um membro na família  o que tem implicações no seu controle, que deve ser dirigido a pessoas que vivem no mesmo domicílio. Não provoca quadros graves nem mortes, porém interfere no estado de humor dos infectados, em vista da irritabilidade ocasionada pelo prurido na região anal.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Sejam Bem-Vindos

Olá internauta, seja bem-vindo ao blog.

     Todo blog precisa de um post de abertura como uma forma de receber o leitor e começar um trabalho com o pé direito. Bem, todo blog precisa de um criador, neste caso somos criadores. Mas quem, você deve estar pensando? Somos estudantes de Farmácia da Faculdade de Jaguariúna (FAJ). Todo blog, e não somente blogs, precisa de uma razão de ser, um motivo pelo qual tenha de ser criado, o motivo deste é um trabalho de pesquisa e desenvolvimento sobre a doença Enterobíase.
    Neste blog pretendemos explicar todos os parâmetros, curiosidades, estatísticas, e muito mais acerca desta doença, a enterobíase. 
      Como todo trabalho acadêmico, há um prazo, então, durante o mês de novembro pretendemos executar esta tarefa de explicação, conscientização sobre o tema.
        Esperamos que este blog seja instrutivo e útil a você que procura informações sobre esta doença. É isso, mãos a obra e ENTEROBÍASE EM FOCO.

Obrigado!!!

Ana Claudia
Andreza Ramalho
Bianca Lopes
Luana Varanda
Natalia Kimberly